Abrandadores

são equipamentos de troca iônica, através de resinas catiônicas, onde no processo de abrandamento da água dura consiste na retirada dos íons cálcio e magnésio, que compõem a Dureza de águas. Esse processo se faz necessário para impedir que esses íons criem incrustações nas paredes de tubulações e equipamentos, diminuindo assim a eficiência dos mesmos.

Este equipamento é geralmente utilizado em estações de tratamento de águas (ETA) e em sistemas de pré-tratamento de águas para as caldeiras.

Filtros

Filtros são equipamentos para remoção de materiais em suspensão, com aplicação de diversas etapas do tratamento de águas e efluentes com várias finalidades, temos dentre estes filtros, os seguintes equipamentos:

  • Filtros de areia

Os filtros de areia retiram da água certas impurezas mais grosseiras e sólidos em suspensão, tais como: folhas, fios, barro etc. Perfeito para pré-tratamento de água para abrandadores e desmineralizadores.

  • Filtros de carvão

São equipamentos contendo carvão ativado, devido a sua enorme superfície de contato e são os mais indicados no tratamento de água bruta clorada, colorações e matéria orgânica. Aumenta a vida útil das resinas de troca iônica e sobre o filme polimérico das membranas de osmose reversa, agindo na prevenção da oxidação.

Osmose Reversa

O processo de Osmose Reversa, utiliza-se de membranas semi-permeáveis para fazer a separação (rejeição) dos sais e outras impurezas existentes na água, tais como bactérias, vírus, etc. A osmose é um fenômeno físico químico existente em diversos processos da natureza, onde, quando temos duas soluções de concentrações diferentes, separados por uma membrana semi-permeável, ocorre um fluxo do lado da solução menos concentrada para o lado da mais concentrada, ou seja, o solvente que é a água pura, se desloca da solução menos concentrada, em busca da mais concentrada, até que se estabeleça um equilíbrio das concentrações nas duas soluções (equilíbrio osmótico).

O componente da Osmose Reversa, que exerce o esforço, ou seja, que produz esta força resultante de uma pressão capaz de vencer a pressão osmótica e perdas de cargas, é a bomba de alta pressão, ou bomba booster. A pressão necessária para vencer o equilíbrio osmótico e as perdas de carga será tanto maior quanto maior for a concentração de matéria inorgânica na água.